Pesquisa de Doutorado
(em andamento - 2020/2024)


Oi! Se você chegou ao meu site, pode ser que esteja interessado/a em saber mais sobre a minha pesquisa de Doutorado em Administração Pública (EAESP-FGV) sobre a atuação dos servidores públicos federais na área ambiental ou indigenista. O estudo está em andamento desde 2020 - sob orientação da Profª Gabriela Lotta. A pesquisa deverá se concluir em dezembro de 2023. 


Qual é o objetivo mais amplo da pesquisa


Compreender como os(as) servidores(as) públicos(as) atuam de forma engajada/criativa na promoção da agenda ambiental e indigenista - ao longo dos diferentes governos ou contextos políticos com o passar dos anos.  Em outras palavras, busco entender como os servidores "navegam" pelo Estado, tendo em vista os vários desafios ou oportunidades de atuação ao longo do tempo e dos diferentes governos. 


Qual é a pergunta de pesquisa? 


Como diferentes (i) contextos políticos, (ii) fatores organizacionais, (iii) redes de políticas públicas e (iv) características individuais dos(as) servidores(as) influenciam a atuação engajada e criativa dos(as) servidores(as) na defesa da agenda socioambiental e nos processos de construção institucional?

Como serão coletados os dados?


A pesquisa conta com 2 principais formas de coleta de dados:
(1) entrevistas individuais e (2) questionário online.
Em ambos os casos (entrevistas e questionários), todos os dados coletados são anônimos.  O estudo é realizado para fins acadêmicos e segue padrões éticos de sigilo em pesquisa (Estudo aprovado pelo Comitê de Conformidade Ética em Pesquisa da FGV, parecer Nº 88/2022). A seguir, saiba mais sobre as entrevistas e o questionário:

Até o mês de novembro/2022, foram realizadas cerca de 70 entrevistas com servidores/as do MMA, ICMBio, FUNAI e IBAMA (ao todo). Até o final do ano, esperamos realizar cerca de 80 a 90 entrevistas.  

As mesmas pessoas entrevistadas em 2022 (que quiserem), serão contatadas novamente em 2023, para uma breve conversa de 15 a 20 minutos - para conversar sobre possíveis mudanças em seu cotidiano, ocorridas em 2023.



Formulário online (autopreenchimento) destinado a todos/as os servidores/as do MMA, SFB, ICMBio, IBAMA ou FUNAI. O questionário aborda temas como o cotidiano do servidor, percepções sobre a organização ao longo do tempo e um cenário hipotético - na área ambiental ou indigenista. 

O questionário leva 5 a 6 minutos para ser preenchido e pode ser acessado pelos links: